Dia do uso racional de medicamentos

No Brasil, dia 05 de maio é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data foi constituída pelo Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia em 1998 e, segundo o Ministério da Saúde, objetiva promover a conscientização e as boas práticas, alertar para os riscos que podem ser causados à saúde pela automedicação e pela ingestão inadequada de fármacos.

Em 2019, uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia demonstrou que 77% dos brasileiros fazem uso de medicamentos sem qualquer orientação profissional. Do mesmo modo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entende-se que há uso racional de medicamentos quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

Nesse contexto, o descarte correto de medicamentos vencidos ou inapropriados para o uso também faz parte do uso racional de medicamentos, pois, a aquisição indiscriminada de medicamentos e sem
a devida orientação, propicia o armazenamento demasiado e inadequado desses produtos, contribuindo para a automedicação e promovendo insegurança à saúde. Ademais, descartar medicamentos no lixo comum, em pia, vaso sanitário, ou em demais locais inapropriados, traz enormes prejuízos ao meio ambiente e, como consequência, à saúde da população por contaminação da água e do solo, provocada por substâncias químicas presentes nos medicamentos e que não são inativadas pelo sistema de tratamento de esgoto.

Frente a isso, o Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF/DF) vai realizar no dia 05 de maio uma campanha de recolhimento de medicamentos vencidos da população. A campanha,
intitulada “DESCARTE LEGAL DE MEDICAMENTOS – SISTEMA DRIVE THRU”, será realizada no espaço ARENA BRB NILSON NELSON – ESTACIONAMENTO e contará com o apoio de empresa coletora de resíduos no intuito de promover o descarte correto desse material, além de outros apoiadores.


OBJETIVOS
– Promover a conscientização do uso de medicamentos;
– Orientar a população a descartar medicamentos de forma apropriada;
– Incentivar o correto armazenamento e descarte de medicamentos;
– Orientar estudantes de farmácia sobre o Uso Racional de Medicamentos